quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Rolante - RS


                                      Rolante

                    Pelo ano de 1888, iniciou-se o povoamento da sede de Rolante no município de Santo Antônio da Patrulha. De acordo com alguns historiadores, os tropeiros que levavam gado do Rio Grande do Sul para São Paulo se reuniam em Viamão para seguir a estrada geral de Cristóvão Pereira de Abreu, na direção do território paulista.


                   Esse roteiro atravessava o território do atual município. Por volta de 1734 e 1735, quando de sua abertura, a estrada geral de Cristóvão Pereira de Abreu apresentava precárias condições de trânsito, embora fosse utilizada pelos viajantes que se dirigiam para o norte. Segundo informações, Ilha Nova, na área do atual campo de futebol do Avante, em Rolante, era um dos locais de pouso dos tropeiros. José Maciel Júnior, historiador, descendente da região, fala do nome Rolante: “O nome  proveio do fato do arroio, que serve de divisa atualmente entre esse município e o de Santo Antônio da Patrulha ser impetuoso e violento no período de suas cheias, levando tudo de roldão.”

                   A referência mais remota sobre a colonização de Rolante, segundo a Revista do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (número 06 a 12) consta que a doação oficial de terras a açorianos, em Rolante, data de 1761, quando o Governador Ignácio de Madureira concedeu Terras a José Ferreira de Carvalho.

                  Segundo informações orais, em 1882 teve inicio a chegada dos primeiros imigrantes alemães, vindos das colônias velhas, que se dirigiam para Alto Rolante (hoje Distrito de Rolante). O historiador Ademir Rost diz que em 1908, Giácomo Lodi, Carlos Franzoni e Miguel de Carli, donos de uma Empresa Colonizadora, adquiriram terras ao nordeste de Rolante em local a 800 metros de altitude, loteando-o com o nome de Nova Trípoli. Segundo tradição oral, por volta de 1910, uma leva desses proprietários, na época da primavera, vieram acompanhados de um sacerdote católico para Nova Trípoli, onde construíram suas casas e uma Sociedade Italiana, que chegou a ter bandeira e hino próprios. Essas terras de Nova Trípoli, já não pertencem a Rolante, ficaram com Riozinho.

                 Primeiramente, com o interesse de Portugal em povoar o Rio Grande do Sul, chegaram em Rolante os luso-brasileiros. A colonização teve o seu início em 1882 com a vinda das primeiras famílias de etnia germânica, os teuto-brasileiros.

                        —O município ,localiza-se na região do vale Paranhana ,encosta da serra ,distante 99 km de capital fazendo parte da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.A flora apresenta vegetação de pequeno e  médio portes,com áreas de vegetação sub-tropical nas partes mais íngremes da encosta da serra com uma fauna diversificada de espécies .Em algumas partes observa-se a flora nativa originária da Mata Atlântica ainda intacta. 19.213 pessoas atualmente vivem em Rolante.




Transporte


Rota de carro para Rolante - RS


RS 020 -  99km – 1h27min
BR 116 – 106km – 1h36min



Lazer:

Casa da Colônia-

A Casa da Colônia, aberta diariamente das 8h às 18h, fica na Avenida Getúlio Vargas em frente à Prefeitura. Lá são comercializados produtos artesanais de qualidade, oriundos das produções rurais do município, elaborados com empenho e dedicação, No mesmo local, realizam-se todas as terças e sextas-feiras a Feira dos Produtores, onde são vendidos produtos coloniais, bem como de verduras, legumes, frutos, schmiers, conservas, mel e outros produtos.  A Casa da Colônia também é como um Centro de Informações Turísticas e uma agência de negócios para os Produtores Rurais.

Passo dos Tropeiros-

Localizado no centro da cidade de Rolante. É uma travessia pelo Rio Rolante por onde os tropeiros passavam por volta de 1737, conduzindo gado até o centro do País. Este local deu origem ao nome do CTG Passo dos Tropeiros.

Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição-

Localizada no centro da cidade, é uma das mais belas igrejas da região e um importante ponto de referência, pois sua localização é nas esquinas das duas principais ruas da cidade.

Igreja Nossa Senhora de Caravággio-

Localizada no centro da comunidade de Boa Esperança, que é composta de famílias de origem italiana, oferece uma beleza histórica. Desde o início da paróquia, hopuve assistência religiosa de padres do centro da cidade.
A primeira igreja, de madeira, foi construída pelos marceneiros do local. Já a casa Canônica para a residência do padre vigário era de alvenaria. Hoje, há uma igreja maior, de alvenaria. O sino, que antigamente ficava num campanário, hoje fica no alto da torre da torre.





Hospedagem











—Safady hotel  http://www.savady.com.br/









Alimentação





—Restaurante Smaniotto-

Telefone: (51) 3547 2306


—Padaria e Confeitaria Conrad-


Telefone: (51) 3547-1799



















Nenhum comentário:

Postar um comentário